DASN-MEI 2022: entrega termina nesta quinta-feira (30)

Chega ao fim nesta quinta-feira (30) o prazo para entrega da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-MEI), que deverá acertar as contas com o Leão até o fim do dia.

O envio da DASN-MEI é obrigatório inclusive para os empresários que enviaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 (IRPF) , pois são declarações diferentes: uma referente à pessoa física e a outra à pessoa jurídica do empresário.

Devem entregar o documento todos que atuaram como MEI em 2021, independente do período de atuação no ano e o valor arrecadado. Aqueles que fizeram a formalização apenas em 2022, farão a declaração apenas em 2023, referente a este ano.

Aqueles que estiverem encerrando as atividades como microempreendedor também devem enviar o documento, mas em um formulário diferente, chamado de Declaração Especial.

A DASN-MEI está disponível no site oficial do Simples Nacional e pode ser preenchida até hoje, às 23h59.

Na declaração, deverá constar a receita bruta total das atividades do ano anterior. Microempreendedores que não obtiveram nenhuma renda também devem declarar, preenchendo com R$0,00 o valor de faturamento e finalizar o preenchimento.

Quem fez uma nova contratação em 2021, também deverá inserir esta informação no devido campo que surgirá ao longo da declaração.

Uma forma de descobrir quanto o MEI teve de receita bruta no ano passado é somando as notas fiscais. Quem preencheu o Relatório Mensal de Receitas Brutas ao longo dos meses, terá mais facilidade na DASN-MEI, pois basta somar os valores de cada mês e informar.

 

Link: https://www.contabeis.com.br/noticias/52085/mei-prazo-para-envio-da-declaracao-anuai-encerra-hoje/

As matérias aqui apresentadas são retiradas da fonte acima citada, cabendo à ela o crédito pela mesma.