MPEs já apostam em ações ligadas à sustentabilidade dentro de seus negócios e 74% adotam consumo racional de energia

Os donos de pequenos negócios no Brasil estão mais conscientes sobre a necessidade de adotar ações ligadas à sustentabilidade em seus empreendimentos e, segundo uma nova pesquisa do Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 74% das Micro e Pequenas Empresas (MPE) já implementaram o controle do consumo de energia.

Essa, que é a prática de sustentabilidade mais aplicada no universo das MPE, foi adotada até mesmo pelos negócios de menor porte, como os microempreendedores individuais (MEIs), com a adesão de 71% desse público.

Os dados revelados pela Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios mostram que existe uma preocupação das MPE também com outros aspectos da sustentabilidade, como o controle no consumo da água (que é observado por 65% das empresas), na gestão do consumo de papel (praticada por 62%) e na separação para a coleta seletiva de lixo (implementada em 55% das micro e pequenas empresas).

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, esses números confirmam que essa temática não é mais uma simples tendência, mas sim uma preocupação que entrou definitivamente no dia a dia da gestão dos pequenos negócios.

“Seja pela pressão dos consumidores, que estão cada vez mais atentos às práticas ambientais e sociais das empresas, seja pela necessidade de reduzir os custos de operação, a sustentabilidade se impõe agora como uma das principais missões de quem empreende”, comentou Melles.

Melhorias nas práticas sustentáveis

Apesar desses avanços, o levantamento mostra que as pequenas empresas precisam amadurecer outras práticas sustentáveis relevantes.

O aproveitamento da água da chuva, por exemplo, ainda é feito por uma minoria das MPE (9%). E o uso da energia solar, que poderia contribuir com a redução do consumo de energia elétrica, só é adotado por 14% dos pequenos negócios.

Confira um resumo das ações realizadas pelas MPEs de acordo com o levantamento:

•     74% das micro e pequenas empresas implementaram o controle do consumo de energia;

•     65% das MPE adotaram o controle do consumo de água;

•     A gestão do consumo de papel é adotada por 65% dos pequenos negócios;

•     55% das MPE praticam a separação para a coleta seletiva de lixo;

•     O uso de energia solar é adotado em 14% dos pequenos negócios.

Link: https://www.contabeis.com.br/noticias/53725/mpes-apostam-em-acoes-sustentaveis-dentro-de-seus-negocios/

As matérias aqui apresentadas são retiradas da fonte acima citada, cabendo à ela o crédito pela mesma.