Os 10 mandamentos da liderança

Liderar não é uma tarefa fácil e isso não deve ser novidade para ninguém. A maneira como o líder se porta, vai comunicar e reger como toda a equipe irá enxergar o trabalho, o negócio e até mesmo o cliente.

Assim como um espelho, as ações e posicionamento do líder reflete na cultura empresarial, portanto, é uma tarefa que merece um constante estudo, análise e a prática de relembrar coisas consideradas até mesmo básicas. A expressão “o básico funciona”, quando o assunto é liderança realmente é verdadeira.

Por isso, o estrategista e consultor de negócios e finanças, Robson Profeta, reuniu coisas essenciais que devem ser praticadas e entendidas, seja você um recém líder, um líder sênior, de grandes ou pequenos grupos.

  • Conhece-te a ti mesmo

Quem não conhece ou já conheceu líderes que têm atitudes agressivas com seu time, a fim de demonstrar poder ou, por não saberem reconhecer seus próprios erros, tem o costume de transferir para outros? Parafraseando a frase do templo de Delfoso, Robson afirma que “conhecer a si mesmo é o principal pilar de um grande líder”. Se o líder não se conhece, não sabe de suas fraquezas, seus medos, suas deficiências e inseguranças, certamente irá projetar suas fraquezas em terceiros.

  • Humanize-se

Respeito é bom e todo mundo gosta! É preciso respeitar as pessoas que trabalham com você e sentir prazer em ajudá-las, clareando seus pensamentos e desenvolvendo-as, assim como um dia fizeram (ou não) com você. “Um líder deve ser seguido e não temido”, afirma o consultor.

  • Fofoca nem sob tortura

Líderes não falam de pessoas, mas sim de processos, treinamentos, melhoras e missão. “Um líder de verdade não fomenta assuntos que têm como foco a vida das pessoas, exceto que seja para treiná-las, motivá-las e, no pior dos casos, demiti-las por não se adequarem às necessidades da empresa”, diz Robson.

  • Tenha prazer por desenvolver

O processo de liderança deve vir naturalmente com o desejo de desenvolver o time e com o sentimento de gratidão e propósito. As promoções e os aumentos salariais são apenas o resultado de um trabalho bem-sucedido, ou seja, o dinheiro não é o objetivo final.

  • Lidere sendo um exemplo pelo exemplo

A história de qualquer líder reconhecido revela que seus seguidores os admiram e os seguem pelos seus exemplos e não necessariamente pelos seus discursos. “Como demonstrar que é preciso ter ética no trabalho, sendo que o líder aceita propina? Como pedir ao liderado inteligência emocional, se o líder grita no ambiente de trabalho? Os liderados são como filhos, aprenderão pela prática e não pelo falar”, exemplifica.

  • Forme uma equipe de maneira inteligente

Construir uma equipe forte é uma das principais bases de uma corporação e a regra é simples e possui duas variáveis: conduta e conhecimento técnico. Se o colaborador tiver conduta, mas não conhecimento técnico então o treine. Se tiver conhecimento técnico, mas não conduta adequada, então o demita. Se tiver ambas as coisas, então o retenha e o promova. “Se não tiver nenhum dos dois, é o líder quem deve ser demitido”, ironiza o consultor.

  • Localize os cavaleiros do apocalipse

Um bom líder sabe localizar rapidamente e trazer luz a consciência dos atos dos colaboradores que são os “mensageiros do caos” e portadores da má notícia, ou seja, que fazem cosseguros para se safarem ou que escondem suas fraquezas no caos instaurado.

  • Tem “acabativa” e não só iniciativa

Um líder eficaz não é aquele que tem iniciativa, mas aquele que tem como foco a conclusão do trabalho. Ele se incomoda em deixar a sujeira embaixo do tapete e a lista de afazeres repleta de pendências. “Seu foco está em resolver o verdadeiro problema, ou seja, atua na causa e não em seu efeito. Eu chamo isso de efeito tylenol: não adianta curar um problema grave de saúde com este medicamento, por mais que alivie alguma dor imediata, é preciso realizar um tratamento”, explica Robson.

  • Sem culpados

Ser líder é não buscar algozes, ou seja, culpados e punições para os problemas, mas sim focar em sua solução. É uma tarefa difícil, pois quem erra se arma emocionalmente, mas um líder deve tranquilizar o liderado e normalizar o erro. “De fato o erro é normal, mas é preciso aprender com ele. A busca deve ser pela solução e não pelo culpado.”

  • Tenha uma visão clara

O líder sabe qual o papel de cada um na organização e sabe deixar claro a importância de todos na engrenagem. A ideia de “departamentos” pode criar silos isolados e não construir uma base sólida de um time coeso. “É preciso conseguir apontar problemas, sem ferir diretamente um colaborador, mas fazê-lo refletir. Para isso, basta chamar a atenção isoladamente e elogiá-lo em grupo, pois, por entenderem que o trabalho é conjunto, certamente os demais também serão elogiados e exaltados”, aconselha Profeta.

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