Cerca de 75% dos reajustes salariais em janeiro foram acima do INPC. Aumento real médio foi de 1%

Entre 437 reajustes com data-base em janeiro analisados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 75% ficaram acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do IBGE. Ou seja, os salários tiveram aumento real. A variação real média das correções, isso quer dizer quando descontada a inflação, foi de 1%. Os aumentos iguais ao INPC foram 16,5%, e os reajustes abaixo do índice foram 8,2%.

Os resultados confirmam a tendência de melhora praticamente contínua nas negociações desde agosto de 2022. A frequência de reajustes parcelados, por exemplo, está em queda. Na data-base janeiro de 2023, o percentual de casos foi de apenas 1,8%, inferior ao observado em dezembro (2,4%) e em janeiro do ano passado (9,1%).

Raios-x dos reajustes

Em todas as regiões geográficas, em janeiro de 2023, os resultados ficaram acima do INPC em percentuais superiores a 70%, com destaque para o Centro-Oeste, com aumentos reais em 89,3% dos casos analisados.

Quando se trata de setores econômicos, a indústria (77%) e os serviços (76,4%) registraram as maiores incidências de aumentos reais. No comércio, ganhos acima do INPC foram observados em 57,6% das negociações analisadas.

A comparação por tipo de instrumento coletivo revela que reajustes acima da inflação foram mais frequentes nas convenções coletivas (82,3%), que resultam de negociações por categorias, do que nos acordos coletivos (68,9%), firmados com uma ou mais empresas, em janeiro.

Link: https://extra.globo.com/economia-e-financas/cerca-de-75-dos-reajustes-salariais-em-janeiro-foram-acima-do-inpc-aumento-real-medio-foi-de-1-25664841.html?utm_smid=10421754-1-1

As matérias aqui apresentadas são retiradas da fonte acima citada, cabendo à ela o crédito pela mesma.