Entenda como a tecnologia móvel contribuirá para a inovação do seu negócio

Atualmente, é quase impossível não notarmos as transformações tecnológicas que o mundo sofreu na última década. O crescimento da capacidade de acesso à internet aliado à popularização de dispositivos móveis e à computação em nuvem mudou a forma como as pessoas se comunicam, compram, trabalham, produzem conteúdo, entre outras atividades.

As inovações no mercado de TI, também influenciadas pela tecnologia móvel, trouxeram um grande impacto e uma preocupação para os gestores e desenvolvedores. Isso porque se fez necessário criar ferramentas e soluções com foco na otimização dos resultados das empresas, que abarcassem essas transformações que a mobilidade propõe em um ambiente corporativo.

Conforme a mobilidade foi criando maturidade, as soluções se proliferaram, tanto para uso pessoal quanto para uso corporativo. Assim, empresas e profissionais puderam ganhar mais liberdade e produtividade com toda essa inovação.

Neste post, vamos ver como a tecnologia móvel contribui para a inovação do seu negócio. Confira!

Garante mobilidade para sua equipe
No mundo da TI, é comum os profissionais estarem em constante trânsito, seja para visitar um cliente, seja para fazer reuniões de negócios, visitar filiais etc. Nesse cenário, cabe ao gestor garantir a infraestrutura necessária para que esses profissionais consigam manter sua eficiência, mesmo fora de sua base. Nesse contexto, uma boa ferramenta, que seja adaptada para o uso mobile, ganha força.

Assim, o profissional consegue manter a comunicação, tanto com clientes quanto com sua base, e acompanhar o andamento dos tickets que é responsável — o que se torna possível quando o fornecedor de TI tem acesso a um software munido de um banco de dados baseado em nuvem e acesso remoto aos dados dos serviços, que são a base dos serviços gerenciados de TI.

Possibilita mais facilidade no contato com clientes
A tecnologia móvel facilita o contato com os clientes, visto que eles, em sua maioria, estão conectados 24/7 em seus dispositivos móveis. As estratégias de marketing e nutrição de leads devem ter como foco esses dispositivos. Além disso, os profissionais de TI que trabalham como freelancers ou autônomos podem aproveitar as soluções mobile para fazer transações financeiras, de forma mais rápida e segura.

Muitas empresas estão apostando na criação de aplicativos próprios para smartphones, a fim de promover um contato direto com seu público e afirmar sua autoridade. Nesses apps, muita vezes, os clientes podem acessar painéis com os serviços a que têm direito e emitir os tickets de suporte.

Por outro lado, no mercado, existem grandes softwares de gestão e monitoramento remoto que entregam tudo o que os profissionais de TI necessitam para tornar seu trabalho qualificado. Entre esses recursos estão a gestão de tickets, que facilita a vida dos clientes, e a obtenção de métricas, que permite ao gestor de TI melhor direcionar suas ações e, por consequência, melhorar a vida do seu contratante.

Todas essas soluções podem ser acessadas pela tecnologia móvel.

Oferece a possibilidade de capturar dados de forma mais fluida
Nos últimos tempos, um dos assuntos mais comentados no mundo da TI é o uso estratégico dos dados. A gestão orientada a dados, também chamada data driven, oferece a possibilidade de os gestores trabalharem baseados em análises preditivas, as quais facilitam o modelo de trabalho preventivo e proativo, característicos dos MSPs. Esses dados capturados têm como objetivo o aprimoramento de processos internos da empresa, especialmente os voltados para aquisição de clientes e controles de metas internas.

Quando o assunto é a captação de dados externos de forma massiva, é necessário que haja a devida preocupação com ética e segurança. Lembrando que, em 2020, no Brasil, começa a valer a nova lei de dados: LGPD — Lei geral de Proteção de Dados. Ao utilizar soluções mobile, com frequência, o cliente fornece dados pessoais e/ou sensíveis para as empresas sem uma análise crítica.

Por outro lado, quando bem estruturada e analisada, esse tipo de informação pode fazer toda a diferença no direcionamento de estratégias de prospecção de cliente e ajudar na identificação de oportunidade de negócios, como a criação de produtos ou serviços novos.

Facilita a retenção de talentos
No mundo da TI, com o surgimento de novas tecnologias e as mudanças do setor, somente os melhores profissionais conseguem se manter em alto nível e se reciclam da maneira que o mercado espera. Além disso, há uma carência no mercado para algumas funções. Nesse cenário, as empresas são obrigadas a criar estratégias para tentar atrair e manter os talentos, com foco em impulsionar a inovação.

A geração dos millennials não conhece o mundo longe dos dispositivos móveis, por isso as empresas que têm foco em mobilidade e flexibilidade de expediente tendem a atrair e reter essa mão de obra muito qualificada. Entre os principais fatores para a aceitação de uma posição na empresa está a possibilidade do trabalho remoto, o que garante mais um ponto positivo para as corporações que têm sistemas de gestão baseados em nuvem como ferramenta principal.

Contribui para a redução de custos
Com planejamento e utilização das ferramentas corretas, o uso da tecnologia móvel pode resultar em redução de custos para a empresa. Além das vantagens citadas nos tópicos anteriores, que por si só já geram agilidade e aumento de produtividade, ou seja, contribuem para produzir mais com menos, existem outros benefícios financeiros que a empresa pode extrair de um bom uso da tecnologia móvel.

Um dos que geram redução de custos é o recurso de geolocalização, que permite que o gestor identifique a melhor logística de atendimento e atuação, podendo assim traçar estratégias para a diminuição das necessidades de deslocamento da equipe.

Outro fator que pode contribuir para uma economia é a adoção do atendimento com assistentes virtuais personalizados. Se esse assistente for bem programado e conseguir sanar problemas mais pontuais, haverá uma filtragem, e só os problemas realmente relevantes chegarão aos técnicos. Isso ajudará na economia de tempo e dinheiro, que seriam gastos em tarefas burocráticas que podem ser resolvidas com o autoatendimento.

Neste post, vimos como as empresas podem se beneficiar ao adotar a tecnologia móvel. Com investimentos estratégicos em mobilidade, a corporação passa a ter várias oportunidades para ganhar competitividade e se consolidar no mercado. Nesse contexto, um aspecto bastante relevante é contar com profissionais qualificados para a implementação da tecnologia móvel em seu negócio, de modo que você consiga extrair o melhor e manter o padrão de inovação.

Link: https://www.tiespecialistas.com.br/entenda-como-a-tecnologia-movel-contribuira-para-a-inovacao-do-seu-negocio/

As matérias aqui apresentadas são retiradas da fonte acima citada, cabendo à ela o crédito pela mesma.