Como as habilidades de comunicação são cruciais para um líder de sucesso

Um líder pode ser definido como alguém que desempenha um papel proeminente em um negócio ou departamento dentro dele.

Há também líderes religiosos, políticos e comunitários, líderes de grupos e equipes, e assim por diante. Falando especificamente dos líderes corporativos e como as boas habilidades de comunicação são uma parte importante da liderança eficaz, vou começar com uma definição de um bom líder e como eles mostram que são um bom líder por meio de seu estilo e escolhas de comunicação.

O que é comunicação efetiva em um bom líder?
Algumas pessoas parecem ter nascido líderes, enquanto outras têm liderança imposta a elas. A história nos mostra que muitas pessoas que vêm de origens bastante humildes foram repentinamente transformadas em lendas em seu próprio tempo e além.

O que cria um Júlio César ou um Napoleão? O que cria em nossa época, e com menos conquistas envolvidas, os gostos de Jack Welch, Steve Jobs e Abilio Diniz?

A única coisa que todos eles têm em comum é que eles são comunicadores eficazes, e pode-se até dizer que são especialistas em relações públicas e política. Eles entendem a importância de transmitir uma visão que as pessoas querem participar. Júlio César e Napoleão entenderam a propaganda e conseguiram convencer as pessoas de que suas derrotas eram realmente vitórias.

Líderes modernos eficazes como Abilio Diniz e Jobs construíram empresas do zero, com todos os trabalhadores convencidos da importância da missão e dispostos a fazer sua parte.

→ Em todas as oportunidades de liderança, haverá obstáculos, armadilhas e tempos difíceis, não apenas sucessos.

É como alguém responde a esses tempos difíceis, e aos seus muitos críticos que querem pegá-los em pedaços, isso pode ser o sinal de um grande líder.

Tal como acontece com muitas coisas na vida, o timing também é crítico. Aprender a se comunicar efetivamente com o público escolhido no momento certo e no lugar certo pode ser difícil, mas pode trazer grandes benefícios.

Como você pode aprender a conhecer melhor seu público

O aspecto mais importante de qualquer comunicação eficaz é conhecer seu público. Esse público vai variar, por isso, ser flexível em seus estilos de comunicação é uma grande habilidade para qualquer líder ter. No decorrer de um único dia como líder de uma empresa ou departamento, você pode falar com:

Funcionários
Parceiros de negócios
Fornecedores
Clientes
Visitantes, etc

Como você fala com eles e o que escolhe dizer ou não a eles, é a chave para uma comunicação bem-sucedida. Por exemplo, você não passaria seus resultados de vendas do trimestre com visitantes. Além disso, você não faria comentários departamentais para seus clientes, apenas para sua equipe.

O momento certo para falar
O tempo também é fundamental. Por exemplo, nenhum líder empresarial ter sigilo com expectativa as más notícias, mas às vezes, quanto mais você mais evita, pior as coisas podem se tornar. Se houver uma recessão e você tiver que começar a demitir pessoas, isso precisa ser transmitido mais cedo ou mais tarde.

O estilo certo para cada situação
Usando o exemplo de ter que dar más notícias, você também tem que escolher seu momento e estilo de comunicação. Você não deve dizer nada a ninguém além daqueles que estarão recebendo um comunicado? E-mail para todos? Ou você deve enviar um e-mail para marcar uma data para uma reunião muito importante?

Quando todos estiverem na reunião, como você deve anunciar as notícias? Você acabou de deixar escapar que haverá demissões e deixar por isso mesmo? Ou você explicará as razões por trás da decisão, quais serão os próximos passos e o que você acha que acontecerá daqui para frente?

Ouvir é uma habilidade de liderança tão importante quanto falar. Você dará a equipe a oportunidade de perguntar sobre os despedimentos e a situação como um todo? Ou deixe isso para seus gerentes?

Quando a reunião terminar, você terá várias etapas e opções de acompanhamento individuais. Você vai falar com cada pessoa recebendo o deslizamento, ou deixar o seu gerente de RH fazê-lo? Ou será que esses colaboradores serão notificados e ninguém dirá uma palavra de arrependimento ou apreciação por todos os seus esforços passados?

Às vezes a comunicação, para o bem ou para o mal, vem de não dizer absolutamente nada. Um colaborador que tinha sido desligado por exemplo, e que não tenha sido dado motivos claros provavelmente se sentirá muito mais insatisfeito do que aquele que é tratado como um ser humano.

O que você diz e “não diz” conta muito!

Por outro lado, entrar em muitos detalhes pode abrir todo um campo minado, legal se o colaborador acredita que a demissão é porque você “não gosta deles” ou alguma forma de discriminação está acontecendo. Acusações de racismo, sexismo, idade e outras formas de discriminação podem prejudicar sua empresa e até mesmo deixá-la aberta a sérias repercussões financeiras.

Portanto, é muito importante ter clareza sobre a maneira como todos os colaboradores são tratados num diálogo, e isso virá de você como líder e criar uma harmonia entre gerentes e funcionários. Quaisquer formas de piadas desagradáveis, intimidação ou tendências agressivas devem ser desencorajadas em todos os momentos e em todas as formas, incluindo contas de e-mail e mídias sociais, bem como negociações face-a-face entre colegas. Mesmo “provocações inofensivas” podem ser prejudiciais e parecer intimidadoras para algumas pessoas.

Sempre que algo importante está sendo transmitido, o acompanhamento pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Usando o exemplo acima, para os funcionários que permanecerem após os cortes, será importante realizar outra reunião para falar sobre os próximos passos. As reuniões também precisarão ser realizadas para garantir que todas as tarefas que as pessoas que foram demitidas estivessem fazendo serão cobertas agora que elas desapareceram.

Seja visível, deixar as pessoas saber que podem contar com você!

Quando os tempos ficam difíceis, até mesmo os melhores líderes querem apenas ir ao escritório e se esconder. Mas ser visível pode muitas vezes ser uma das melhores formas de liderança. O mesmo pode acontecer com uma política de portas abertas, na qual as pessoas sintam que podem chegar a você com perguntas e preocupações e que elas serão levadas a sério e tratadas com respeito.

Definindo o tom certo, “jogo de cintura”
O aspecto mais importante da liderança muitas vezes pode ser dar o tom. Um líder positivo e otimista com uma atitude positiva pode ter mais chances de obter seguidores do que alguém que envia mensagens consistentemente negativas. Mesmo quando as coisas estão ruins, um líder com boa capacidade de comunicação será capaz de reformular as questões de forma a manter um público fiel.

Por exemplo, em termos de cortes, deve ficar claro que essas perdas de curto prazo estão sendo feitas em favor de ganhos de longo prazo.

Se dois departamentos são mesclados, um bom líder indicaria todos os benefícios e como o trabalho pode ser feito com mais eficiência.

Transmitindo mudanças para sua equipe

Muitas pessoas odeiam mudanças. Mesmo que seja um fato inescapável da vida, as pessoas ficam tão confortáveis em suas rotinas que qualquer mudança pode ser muito perturbadora e até parecer uma séria ameaça a toda a vida como a conhecem. Na maioria dos casos, isso não será verdade, mas ter empatia por esse ponto de vista pode ajudar a suavizar as transições.

Faz diferença fazer Reuniões Regulares?
Reuniões regulares são a chance de se comunicar com clareza e obter feedback. Não faça apenas reuniões para tê-las. Tenha motivos claros para atender, agendas e medidas de ação ao final de cada reunião. Faça um acompanhamento em tempo hábil em qualquer uma das etapas de ação resultantes dessas reuniões.

Ser um bom ouvinte (fácil de ler, difícil de fazer, né?)

Muitas pessoas acreditam que ser um bom líder é falar de maneira poderosa. A verdade é que um bom líder ouve também. Eles mostram empatia, valorizam opiniões e aprendem constantemente com os outros, em vez de pensarem que têm todas as respostas.

Entenda que as pessoas são apenas humanas. Todo mundo comete erros. Se um erro foi cometido, descubra as razões pelas quais isso aconteceu. Ouça e compartilhe pontos de vista. Busque ideias e inovações. Dê às pessoas outra chance se você acha que elas merecem.

Trate os colegas da maneira que seu melhor chefe tratou você. Nunca podemos andar no lugar de outra pessoa, mas podemos tentar ser mais compreensivos e tolerantes se tiverem problemas profissionais ou pessoais, para que todos se sintam valorizados.

Seja sempre claro em suas comunicações verbais e escritas, ok?

Confirme qualquer coisa importante por escrito, incluindo e-mail, como depois de uma conversa telefônica ou reunião de equipe. Verifique e verifique novamente, especialmente quando os prazos estão se aproximando. É melhor resumir brevemente pontos e datas importantes em suas comunicações e repetir-se, por exemplo, do que supor que todos já sabem tudo quando podem não saber.

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