Competências profissionais

“Uma boa comunicação no ambiente de trabalho evita que informações sejam divulgadas de forma inadequada. ”

A comunicação é essencial para o bom funcionamento de uma empresa e melhoria na produtividade dos colaboradores, o seu papel envolve querer, planejar e criar objetivos para alcançar o êxito desejado.

Também compreende uma série de ferramentas que visam manter todos os colaboradores a par do que está acontecendo na empresa, sua missão, visão e valores, planos estratégicos, ações táticas e procedimentos operacionais. Suas quatro funções mais básicas são: controle, motivação, expressão e informação passada.

“O processo de comunicação ocorre no momento em que o emissor emite uma mensagem ao receptor, por intermédio de um meio, através de um canal. O receptor decodificará a mensagem que pode chegar até ele com algum ruído (bloqueio, filtragem) e, então, a partir daí, produzirá o feedback, a resposta àquilo que lhe chegou. (Pinho, 2006).

O que muitos empreendedores ainda não perceberam é que muitas empresas ainda não realizam, de fato, o processo de comunicação adequadamente. Ao analisar o assunto, a justificativa para esses problemas está em pequenos erros de administração na implantação da comunicação como: excesso de informação; falta de envolvimento e participação das pessoas, falhas na comunicação, desmotivação dos funcionários, pouco trabalho em equipe, dificuldade de personalizar mensagens para os diferentes níveis de funcionários e entre outros.

Independentemente do seu cargo ou profissão, aprender a se comunicar adequadamente é fundamental para alcançar sucesso em sua carreira. Se quiser ocupar um cargo de liderança, então, desenvolver essa habilidade vira praticamente uma obrigação. O gestor deve saber como dar um feedback aos seus colaboradores evitando erros de interpretação que provoquem desmotivação, desentendimentos e outros problemas semelhantes.

De maneira geral, melhorar a comunicação no ambiente de trabalho contribui para propor soluções, vender ideias, explicar estratégias, fazer acordos, entre outros, de maneira clara e objetiva. Quem se dedica a isso, aprende a dialogar com as mais diferentes pessoas, seja qual for a sua posição na empresa, e a se sair bem nas mais variadas situações profissionais. Para se expressar corretamente, além de falar ou escrever bem, também é necessário saber ouvir, de modo a compreender efetivamente a opinião do outro.

Percebemos então que a comunicação é uma competência profissional de extrema relevância e é fundamental que a empresa reconheça e incentive, de modo a desenvolve-la de maneira clara e objetiva alcançando a todos os níveis hierárquicos, pois assim, garantirá uma melhor otimização de processos, mais segurança, agilidade no trabalho e credibilidade da imagem da empresa.

 

Link: https://administradores.com.br/artigos/compet%C3%AAncias-profissionais

As matérias aqui apresentadas são retiradas da fonte acima citada, cabendo à ela o crédito pela mesma.