Metade das empresas está atrasada na digitalização da gestão de exportação e importação

Tecnologias de gerenciamento de comércio exterior podem ajudar a acelerar o compliance, garantir a segurança dos dados e melhorar a eficiência operacional, mas a adoção dessas tecnologias não é tão difundida quanto deveria.

Segundo dados da pesquisa “Global Trade Report 2022”, do Thomson Reuters Institute, metade (49%) das empresas em todo o mundo está atrasada ou em estágio inicial da adoção de soluções digitais nos seus processos de gestão.

O estudo foi realizado com profissionais de comércio exterior dos Estados Unidos, União Europeia, Reino Unido, América Latina (principalmente México e Brasil) e a região Ásia-Pacífico (incluindo China, Austrália, Japão, Cingapura e Tailândia).

Quase um quinto (19%) dos profissionais respondeu que a empresa ainda está operando em ambientes altamente isolados, com sistemas diferentes para cada região e/ou unidade de negócios, limitando severamente sua capacidade de compartilhar, comparar e analisar os dados comerciais de seus negócios.

“Qualquer organização envolvida em atividades de importação/exportação deve entender que um negócio saudável depende do fortalecimento de seu sistema de gestão do comércio internacional. E isso não é possível sem um foco em inovação tecnológica em áreas como análise de dados, inteligência artificial (IA) e mobilidade”, disse o Vice-Presidente do segmento de Corporates da Thomson Reuters na América Latina, Luciano Idésio.

Metodologia

Os entrevistados desta pesquisa incluíram profissionais de comércio global dos EUA, UE, Reino Unido, América Latina (principalmente México e Brasil) e a região Ásia-Pacífico (incluindo China, Austrália, Japão, Cingapura e Tailândia).

Um total de 228 profissionais de comércio global respondeu a uma pesquisa on-line de 15 minutos, realizada em maio e junho de 2022.

A maioria (185) dos entrevistados era de empresas com receita superior a US$ 100 milhões, mas um número significativo de os entrevistados da América Latina (30 de 70) eram de empresas com receita inferior a US$ 100 milhões. Além disso, a maioria das empresas representadas está envolvida em atividades de importação e exportação.

Quanto aos entrevistados individuais, mais da metade eram executivos de nível sênior (presidente, CEO, COO, CFO, vice-presidente executivo) ou diretores/gerentes responsáveis ​​por compras e/ou logística comercial e gestão da cadeia de suprimentos. A amostra também incluiu especialistas em comércio e operações, especialistas em finanças e especialistas em compras e cadeia de suprimentos.

As empresas de manufatura e tecnologia/eletrônicos tiveram a maior representação (41%) entre os entrevistados, mas outros entrevistados incluíram aqueles que trabalham no comércio atacadista e varejista, serviços técnicos, transporte e armazenamento, automotivo, saúde, finanças e vários setores.

Mais de um terço das empresas representadas estão sediadas nos Estados Unidos, seguidas por empresas sediadas no México, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Brasil, Japão e Cingapura. Outros países com sede corporativa incluem Suécia, Tailândia, China, França, Espanha e Suíça.

Acesse o resumo executivo em português do “Global Trade Report 2022” ou o relatório completo em inglês.

Link: https://www.contabeis.com.br/noticias/54068/pesquisa-mostra-que-metade-das-empresas-esta-atrasada-em-digitalizacao/

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