Produtos de Natal devem subir 10% em 2023, segundo a Asserj

O valor dos produtos sazonais das festividades de Natal e Ano Novo deste ano devem subir 10% em comparação com o ano anterior, de acordo com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj).

As categorias mais destacadas devem ser as vendas de bebidas, que representam cerca de 30% da cesta de compras dos clientes, seguidas por hortifrúti (15%), frutas secas (5%), sobremesas (10%) e aves natalinas (com percentuais variáveis dependendo do perfil do supermercado e do público-alvo).

O presidente da Asserj, Fábio Queiróz, avalia que o aumento nos preços não impedirá que as famílias preparem suas ceias de Natal. Ele destaca que outros produtos estão mais acessíveis, citando como exemplo a cesta básica, que tem registrado quedas consecutivas nos últimos meses.

“Em 2023, apesar da resistência da atividade econômica, o setor supermercadista mantém uma perspectiva otimista, uma vez que as famílias darão prioridade às celebrações em torno da mesa natalina”, destaca Queiróz.

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